Resenha| Vida e Morte do Rei João

john

Título: Vida e Morte do Rei João

Autor: William Shakespeare

Editora: Ebooks Brasil

nº de pgs: 133

Sinopse: Rei João (no original em inglês, King John) é um drama histórico de William Shakespeare que mostra a trajetória deste monarca na guerra contra a França e a Igreja Católica.

Fala galera! Sei que andei um pouco sumida, foi por conta da especialização entre outras coisinhas. Mas o que importa é que as resenhas voltaram e dessa vez vou falar do Rei João Sem-Terra, personagem principal de mais um peça histórica de Shakespeare, um monarca improvável que entrou em guerra contra a França, a Igreja Católica e seus próprios súditos.

 João I da Inglaterra é conhecido como João sem-terra e não era provável que se tornasse rei. Porém, o herdeiro, Ricardo I (Ricardo Coração de Leão) morreu sem deixar filhos legítimos e todos seus outros irmãos mais velhos morreram jovens, assim, João ascendeu ao torno. Ele nunca foi, entretanto, um rei querido.

A peça começa com Felipe, um bastardo de Ricardo I, entrando para os serviços de João. O rapaz lembra muito o pai, que era considerado um grande guerreiro e adorado como rei. É nesse momento que ficamos sabendo que a França está apoiando um sobrinho de João, Artur, para se tornar monarca da Inglaterra. João I, então viaja com um comitiva para a França para decidirem se entrarão em um acordo ou em guerra.

A primeira parte da peça é basicamente essa negociação, com cada lado expondo suas cartas, até que fecham um compromisso: o herdeiro da França se casará com uma sobrinha de João, dessa forma, o jovem Artur perde todo o apoio de se tornar rei. Logo quando se pensava que se teria paz, João I entra em conflito com um cardeal da Igreja Católica e acaba excomungado, fazendo com que a França se levante contra ele. A partir de então, as decisões do próprio João o farão perder o controle do próprio reino.

Essa é uma peça basicamente política, com muitas negociações e acordo feitos, para logo em seguida serem desfeitos. No entanto, isso tudo não é maçante. É uma peça curta, então os acontecimentos acontecem de maneira ágil. Cada personagem tem seu momento de destaque, e apesar dos muitos coadjuvantes, não me vi perdida sobre quem é quem como costuma me acontecer nas outras peças históricas.

João, infelizmente, não foi um personagem cativante. Ele lembra bastante Ricardo III, um mal rei que se vê ameaçado por outros pretendentes ao trono, mas como comentei na resenha sobre Ricardo (link aqui), este é um personagem que acaba gerando empatia com o público. O mesmo não ocorre com João, só o vi sendo arrogante e tomando péssimas decisões. O jovem Artur se destaca na cena em que barganha pela própria vida com Hubert, um dos partidários do rei, enquanto este entra em conflito sobre obedecer seu soberano ou matar uma criança. Essas foram minhas cenas favoritas da história. Porém, o personagem que mais atraia atenção é Felipe, o Bastardo. Ele é sarcástico, sempre provocando outras pessoas o que trás um alívio cômico, mas também é leal ao juramento que fez de ficar ao lado do rei João.

Vida e Morte do Rei João não é uma peça memorável, mas ela é mais palatável do que as outras obras históricas que o Bardo escreveu e conta com algumas situações bem interessantes. Quem já é fã de Shakespeare deve ler essa peça para conhecer mais de seu trabalho e quem tem curiosidade para conhecer as peças históricas dele, essa é uma boa pedida para se começar.

Nota: 3,5

2 comentários sobre “Resenha| Vida e Morte do Rei João

Deixe um comentário