Resenha| Venetia e o Libertino

venetia_e_o_libertino__1412098200b

Título: Venetia e o Libertino

Autora: Georgette Heyer

Editora: Record

Livro Único

nº de pgs: 336

Sinopse: Para qualquer jovem que vivesse no interior da Inglaterra em 1818, a felicidade poderia ser resumida em beleza, educação e um bom casamento. Contudo, Venetia Lanyon não é como a maioria das moças e, na verdade, a ideia de matrimônio não lhe cativa. Mas um encontro atípico faz com que ela conheça um vizinho de péssima reputação, lorde Damerel, famoso por ter fugido anos antes com uma mulher casada. A jovem Venetia vê-se então atraída por um libertino cujo estilo de vida escandaliza a região há anos. Ela deverá descobrir se é correspondida e se o amor seria capaz de mudar as pessoas.

Quando uma personagem é tão incrível que você quer tê-la como amiga.

Este é o terceiro livro que leio da Georgette Heyer e a cada história adoro mais essa autora. Ela escreveu romances de época, gênero que amo e ganhou muita força aqui no Brasil nos últimos anos, durante a primeira metade do século XX, mas suas personagens femininas são incríveis e não devem nada a qualquer mocinha contemporânea. Venetia é um ótimo exemplo disso.

Nossa protagonista viveu a vida toda num povoado da Inglaterra regencial na companhia do irmão mais jovem, Aubrey. Aos 25 anos ela está pronta para se considerar uma solteirona e não tem muito interesse em casar, uma vez que está em uma situação confortável administrando a casa para o irmão mais velho que está no exército e planejando ter sua própria casa no futuro. O problema é que todos ao seu redor (menos Aubrey) sentem a necessidade de aconselhar e interferir na vida de Venetia por considerá-la muito ingênua e pouco vivida. Era um suspiro de falta de paciência cada vez que alguém dizia que ela era muito inocente (revirando os olhos).

O primeiro ponto para Venetia já começa aí. Sempre muito gentil e educada ela até ouve as pessoas, mas não se deixa influenciar ou se convencer a fazer algo que ela não julga que a fará feliz. Dentre essas coisas, ela não deseja romper a amizade com lorde Damerel que voltou à região e ajudou seu irmão mais novo após um acidente a cavalo. Tudo bem que o primeiro encontro de Venetia com ele é muito conturbado e ele parece um cretino, mas a convivência faz com que uma amizade (e claramente um romance) surja entre os dois.

Mas todos acham que isso é completamente impróprio e que Venetia estará melhor longe de Demerel. O próprio Demeral acha isso e tenta se afastar da moça. É daí que Venetia mostra toda sua força, determinação e completa falta de juízo para alcançar a sua felicidade.

Eu amei Venetia por sempre se manter firme em buscar sua independência e tinha vontade de entrar no livro só para apoiá-la, já que ninguém mais parecia fazer isso. Damerel é interessante, ele está obviamente apaixonado por Venetia, mas convencido de que isso vai passar com o tempo… então tá, amigo, espera sentado. A amizade entre eles é muito linda e têm várias cenas de declarações de amor. Ai gente, era muito fofo!

A segunda linha de soneto que ele havia citado lhe veio à cabeça: Já fiz tudo, você não terá mais nada de mim! Mas ela não disse nada, não havia necessidade; um outono dourado terminara em tempestade e chuva fina, uma bolha brilhante estourara e nada lhe restava senão conduzir-se com dignidade.”

135 p.

São muito personagens coadjuvantes, Aubrey, o irmão de Venetia que a adora, mas é muito egoísta e meio avoado demais pra ser uma ajuda útil; os pretendentes absurdos que Venetia tem e que geram cenas tanto engraçadas quanto exasperantes e os vizinhos e familiares bem intencionados da moça, mas que só fazem atrapalhar. 

A escrita de Gerogette é maravilhosa e muito gostosa, nos prendendo desde o início, a trama traz algumas reviravoltas que eu realmente não esperava e torna tudo mais divertido e a solução encontrada por Venetia no final é ótima. Go go girl! Não dá para não favoritar esse livro. Recomendo demais para fãs de romances de época.

Nota: 5/5

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha| Venetia e o Libertino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s